COMO FAZER UMA MONOGRAFIA DO ZERO: CONFIRA O PASSO A PASSO

Comprar TCC


Se você está perto a se graduar e se encontra exageradamente indeciso no que tange a conclusão do Trabalho de Conclusão de curso, não entre em pânico: mostraremos como executar uma monografia em algumas partes que tem a possibilidade de simplificar bastante com a fluidez do seu trabalho. Quando está em jogo, esse assunto geralmente provoca impaciência suficiente. 

Contudo não se acha razão para temer. Todos os seus anos de estudo, é natural, o treinaram para elaborar este artigo científico que abrange enorme investigação e programação.

Por mais fatigante que sejam os detalhes, como as normas e os moldes que sua monografia tem que adotar, o procedimento produtivo não tem a necessidade de ser um pesadelo. Preste atenção às seguintes sugestões!

1. Selecione um tópico de destaque

Você precisa se dedicar muito tempo e vigor a este trabalho. No entanto, é necessário que o conteúdo dissertado de verdade desperte sua atenção. Imagine passar tempo analisando profundamente um tema que você abomina? Isso só tornará o trabalho no mínimo mais dolorido.

Além de ser do seu gosto, o título do mesmo modo precisa ser considerável para a comunidade acadêmica. Ou seja, é preciso trazer alguma coisa inovadora. Isso significa alegar que sua pesquisa seja obrigada a ser sem precedentes por importância, mas é considerável, no mínimo, oferecer novos pontos de vistas para assuntos já tratados por outros.

Assim sendo, antes de escolher a temática, é necessário procurar o que já foi ou está sendo produzido nele. Além de impedir que você escolha um tratamento que já foi estudado, isso ainda auxilia a descobrir se existe material disponível para auxiliar como fonte de sua investigação.

Lembre-se ainda de que quanto mais singular for o seu tópico, melhores serão as oportunidades de triunfo no decorrer do andamento de investigação.

2. Analise cuidadosamente ao eleger o orientador

O professor que o norteara na trajetória do Trabalho de Conclusão de Curso pode transformar o trabalho mais natural ou mais tenebroso. Consequentemente, julgue cuidadosamente quem você vai definir para guiar seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Eleja alguém com quem você possua uma certa empatia ou ao menos um relacionamento harmonioso.

O mais considerável de tudo, é claro, é que o dicente trabalhe na área do assunto que será desenvolvido. Este deve ser seu primeiro critério na eleição. Avalie do mesmo modo se o docente eleito é uma pessoa livre para fazer observações benéfico e apontar abordagens. Para descobrir isso, uma dica é dialogar com as pessoas que já foram orientados antes pelo professor você deseja eleger.

3. Capriche no pré-projeto

Um trabalho desse tamanho é fundamental ter organização, e é no projeto de pré-pesquisa que você determinará pontos importantes, como o cronograma do TCC. 

Para que seu tcc desenvolva, esse trabalho prévio tem que ser antes aprovado por seu orientador. Nesta etapa, é hora de delimitar a questão problema da pesquisa e demonstrar por que é expressivo e merece ser estudado. Ou melhor, você já estará pensando na justificativa do trabalho de conclusão de curso.

É também através do pré-projeto que você mostra aos professores que sabem acompanhar sua investigação, expondo a metodologia eleita e buscando referências bibliográficas que alicerçarão seu projeto no futuro. É sua possibilidade de mostrar que seu trabalho é viável.

4. Pesquisa em profundidade

A composição da teoria é uma das chaves de como escrever um trabalho de conclusão de curso. Consequentemente, é importante ler outros escritores que possam oferecer referências relevantes para solucionar a questão indicado por você. É a partir desta questão problema que você compõe seu argumento.

Livros, teses, TCC, artigos, documentários, revistas e jornais tem a possibilidade de ser utilizados como fonte. Em plena era digital, um grande parceiro de investigação foi o Google Scholar. A ferramenta de busca possibilita encontrar publicações acadêmicas sobre qualquer temática, segundo as palavras-chave utilizadas.

Neste trabalho de investigação, é relevante verificar a confiabilidade da fonte encontrada. Lembrando também de procurar seu professor. Ele pode apontar falhas e mostrar trabalhos que te ajudará, colaborando com você a colocar a pesquisa na direção certa.

5. Observe a estrutura da monografia


Está no momento de elaborar. Nesse momento, é importante ter em mente que o Trabalho de Conclusão de Curso é um modelo que já tem uma estrutura determinada.

Na introdução, é preciso abordar a delimitação do assunto, a questão e os objetivos gerais e específicos. O desenvolvimento já está dividido em referencial teórico, no qual você expusera um panorama de como a temática está atualmente; metodologia, que explica os métodos aplicados e as ferramentas utilizadas; e pesquisa / resultados, quando as informações colhidas por sua pesquisa são mostradas.

A conclusão é o grande encerramento, no qual você deve comunicar quem lê se os objetivos foram alcançados ou não e qual é o ensino tirado dele. Tudo precisa ser redigido de forma clara e direta, e a todo momento com base teórica. No fim, do mesmo modo é fundamental introduzir as referências bibliográficas.

Dependendo das particularidades do seu trabalho, outros itens alternativos, como apêndices e glossários, contam com a possibilidade de surgir.

6. Preste atenção aos padrões da ABNT desde o começo

Compor a primeira citação aderindo as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode impedir muito problema ao revisar o trabalho de conclusão de curso. Portanto, já configure seu Editor de texto totalmente configurado nos padrões, antes mesmo de começar a digitar.

- Alguns requisitos de formatação são:
- não digite em primeira pessoa;
- inserir citações em língua estrangeira em itálico;
- use fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12;
- definir parágrafos com espaçamento 1,5;
- justificar citações à direita, em itálico, com tamanho de fonte 10;
- utilize tamanho de papel A4;
- coloque numeração exclusivamente as folhas da introdução, além das anteriores.

A monografia é o visto final do seu curso de graduação, a última chance de mostrar seu entendimento. Um trabalho, bem realizado tem poderio de impressionar o banco de avaliação (constituído por professores com experiência), de apresentar influência acadêmica e reproduzir sem dúvida na atividade profissional que começa a ser gerada.

O tcc consegue abrir muitas possibilidades, tanto no mercado de trabalho como na academia, o que tem a possibilidade de ser uma diferença se você estiver interessado em dar continuidade seus estudos e se preparar para um mestrado.

Comentários